É Natal: mais partilha e menos petiscos!

20 Dezembro 2024

Chegámos a Dezembro! Um mês de celebração, festas, jantares, reuniões familiares, muitas horas à mesa e consequentemente, muitos excessos alimentares. Além do álcool, a alimentação típica desta época festiva é rica em açúcares e gorduras, o que faz com que o consumo de calorias no Natal ronde as 6000, quase o dobro do que ingerimos num dia normal.

Então, o que fazer para que este Natal seja nutricionalmente mais equilibrado e mais saudável? Tudo começa nos dias anteriores à ocasião onde devemos consumir mais fruta e vegetais, ingerir mais sopas e salada e reduzir as gorduras. Se restringirmos os excessos alimentares às “refeições festivas” e mantivermos a alimentação mais equilibrada nas restantes, certamente será um mês mais saudável. Outro erro comum é deixar a mesa posta entre o Natal e o Ano Novo. Uma mesa repleta de iguarias irá aumentar a vontade de petiscar e aumentar a ingestão de comida fora das refeições.  Os pratos tradicionais, como o bacalhau, o polvo ou o peru, são tendencialmente pratos saudáveis. Introduzir outros alimentos que acrescentam gordura e açúcar desnecessários é que acaba por ser prejudicial, nomeadamente no controlo de colesterol, triglicerídeos ou diabetes. Todos gostamos de uma mesa farta e habitualmente a quantidade de comida confecionada é exagerada face ao número de convidados, o que leva a que se coma demais. E o que fazer com as sobras? Distribua pela família ou congele para outras ocasiões. Desta forma, evita os excessos ao longo dos dias seguintes.

Nos dias de festa, não restrinja a sua alimentação durante o dia para que à noite possa “comer mais”, modere as quantidades, aposte em legumes para equilibrar o prato, aumente a ingestão de água, reduza o consumo de álcool e de refrigerantes ou bebidas açucaradas. A ideia será sempre moderar e não proibir!

E que tal criar uma nova tradição natalícia? Vista o casaco, calce as sapatilhas e faça uma caminhada de Natal em família. Deste modo, aumentamos a atividade física, criamos novas memórias e evitamos estar todo o dia sentados à mesa.

A magia do Natal já anda no ar! Celebre com amor, paz, gratidão e conviva mais do que petisca. Deste modo, entrará em 2025 mais leve e mais saudável. Obrigado por estarem desse lado e BOAS FESTAS!