Foi precisamente no dia 19 de Dezembro, mas do ano de 1924 que o presidente da República, Manuel Teixeira Gomes, promulgou a Lei 1702, que criava a freguesia das Pedreiras. Isto mesmo consta do Diário do Governo número 282 –I Série.
Ao longo destes cem anos muita coisa se passou nesta freguesia, nomeadamente nos trabalhos em pedra e em barro, como também nos melhoramentos que se foram executando, como por exemplo a construção da estrada nacional número 1, agora apelidada de IC2, o abastecimento domiciliário de água, o saneamento básico em toda a freguesia, a instalação dos serviços de saúde que, apesar de não serem óptimos, são razoáveis e um bom parque escolar para toda a freguesia.
Também no sector desportivo a freguesia evoluiu com a criação de clubes desportivos com instalações próprias que serviram para disputar campeonatos oficiais, sendo que um deles tem sido “fazedor” de campeões nacionais.
No aspecto do associativismo, foram criadas diversas colectividades, tendo particular destaque o Rancho Folclórico local, assim como a Associação de Bem-Estar em Cruz da légua que presta assistência à terceira idade e a Associação de Apoio Infantil de apoio à infância. Também as várias escolas da freguesia foram desactivadas e a população escolar passou a usufruir do Centro Escolar.
Já no campo económico e no sector da pedra houve um grande desenvolvimento, pois passou-se da exploração de pedra e trabalhos sua aparelhagem a céu aberto, para os grandes engenhos de serragem, nos finais da década de 1950 e princípios da de 1960 foram criadas duas unidades, havendo ainda mais umas quantas oficinas mecânicas de transformação de pedra.
No sector do barro passou-se das pequenas unidades fabris de telha de canudo e tijolo tipo burro, para grandes fábricas mais modernas, acontecendo o mesmo nas olarias que se desenvolveram e se transformaram em fábricas modelares, tanto a trabalhar o barro vermelho como o branco.
Foi criado um parque de campismo e o espaço envolvente ao moinho do Cabeço foi beneficiado.
Foi construída uma igreja nova, na sede da freguesia, e uma capela na Cruz da Légua.
Aqui está somente um pequeno resumo do desenvolvimento desta laboriosa freguesia.