Foram bastantes as ideias de progresso e desenvolvimento que depois de anunciadas ou, pelo menos lançadas, ficaram pelo caminho, por diversos assuntos. Isto acontece em todos os lugares deste país e nas Pedreiras também aconteceu. A primeira de que temos conhecimento…

Achegas para a história local (18) Espécie de cópia
Decorria o ano de 1970 e vivia-se ainda o rescaldo do programa televisivo “Zip-Zip”, liderado por Fialho Gouveia, Carlos Cruz e Raul Solnado, talvez dos melhores programas de entretenimento da televisão portuguesa da época. Um grupo de jovens das Pedreiras ligado aos…
Freguesia há cem anos
Foi precisamente no dia 19 de Dezembro, mas do ano de 1924 que o presidente da República, Manuel Teixeira Gomes, promulgou a Lei 1702, que criava a freguesia das Pedreiras. Isto mesmo consta do Diário do Governo número 282 –I Série. Ao longo destes cem anos muita…
Achegas para a história local (16) O Moinho e o Areeiro
É sobejamente conhecido e também um dos ex libris da freguesia. Trata-se do Moinho do Cabeço, situado no lugar do Cabeço Tinhoso, um lugar aprazível e de “bons ares”, por se tratar de um espaço florestal. Foi construído por volta de 1922 por Francisco Crachat, de…
Família numerosa da freguesia de Pedreiras reúne há vários anos sob o signo da amizade
Foi no Casal da Nogueira que tudo começou com uma família criada por Manuel Gomes Cordeiro e Piedade Venda Cartaxo, que introduziram na sua prole o sentido de amizade e respeito mútuo, o que tem sido apanágio desta família dão-se todos bem. Essa foi a razão porque se…
Achegas para a história local (15) – A Paróquia das Pedreiras
Comemorou-se no passado dia 5 de Agosto o centésimo aniversário da Paróquia de São Sebastião das Pedreiras, pois foi precisamente nesse dia, mas de 1924, que D. José Alves Correia da Silva, bispo de Leiria, assinou a provisão que criava esta paróquia. Estamos em crer…
Achegas para a história local (14) – A Estalagem da Mala-Posta
Foi construída em 1798 e o seu objectivo era albergar os passageiros da Carreira da Mala Posta, entre as cidades de Lisboa e Coimbra e, ao mesmo tempo servir de apoio às diligências daquele serviço, entretanto criado, fazendo as mudas dos cavalos e procedendo ao seu…
Achegas para a história local (13) – A igreja velha das Pedreiras
Tudo leva a crer que a igreja velha das Pedreiras, hoje transformada em capela velório, tenha sido construída entre 1602 e 1604, a fazer fé do constante de “O Couseiro – ou Memórias do Bispado de Leiria”, relativamente às ermidas de S. Pedro de Porto de Mós. Há no…
Achegas para a história local (12): Necessidades das Pedreiras em 1927
Como se sabe a freguesia das Pedreiras foi criada em Dezembro de 1924 e, naturalmente, não havia muitas das condições exigidas, e essas mesmas necessidades foram reivindicadas em duas locais publicadas no jornal leiriense “Voz do Povo” de 27 de Janeiro e de 3 de…
Achegas para a história local (10) – A luta pela diocese de Leiria (III)
Vamos com este texto concluir a pequena análise que temos vindo a fazer à luta iniciada pelo padre Júlio Pereira Roque (Jupero) pela restauração da diocese de Leiria, luta desenvolvida em O Portomozense e iniciada na edição 244 de 28 de Novembro de 1903. Depois de…
Inaugurado mural de Basílio que revigorou uma das entradas de Pedreiras
A Junta de Freguesia das Pedreiras levou a efeito no passado dia 28 de maio uma mão cheia de iniciativas, com particular destaque para a inauguração de um mural de homenagem à pedra e ao barro. A sessão teve lugar no Salão Paroquial das Pedreiras. A obra, da autoria…
Achegas para a história local (9) – A luta pela Diocese de Leiria (II)
Como prometemos no último texto das Achegas, voltamos ao assunto da restauração da diocese de Leiria, com a luta desenvolvida em O Portomozense, pelo padre alqueidoense Júlio Pereira Roque (Jupero). Falámos um pouco do primeiro artigo relacionado com este assunto,…