Flávio Ulisses Cardoso

Natal

12 Dez 2022

Pois é! O Mundial de futebol a terminar e o Natal a chegar.

Quem passeia pelas ruas das vilas e/ou cidades verifica que o comércio local vai tendo cada vez menos clientes mas… também ninguém repara quando se está com os olhos espetados no ecrã. Ninguém repara que as ofensivas russas continuam às portas da Europa. Ninguém repara no preço exorbitante do cabaz básico. Valha-nos a (pequeníssima) baixa dos combustíveis (mesmo com aumento do ISP). Ninguém vê ou ouve o que nos rodeia.

Mas não é para isso que estou a escrever.

Num desses passeios pelas ruas, dei por mim a tentar reconhecer os temas de Natal que dão nas colunas exteriores. Entre guizos a tocar ouve-se (outra vez) os Jingle Bells, Let It Snow, Santa Claus is Coming To Town ou o All I Want For Christmas Is You… Não que não os ouça ou procure versões diferenciadas dos mesmos (fruto da minha atividade profissional), mas… e o repertório nacional?

Já senti a necessidade de criar músicas natalícias para os meus alunos, as quais têm tido boa recetividade. No entanto achei por bem arregaçar as mangas e lançar-me na demanda de encontrar “novos” temas de Natal, originais e na língua de Camões. Com algumas pesquisas lá encontrei alguns da Luísa Sobral, Azeitonas, Carolina Deslandes, Rui Veloso (o Presépio de Lata já conhecia e aborda o Natal de um prisma cada vez mais atual), Amor Eletro, Anselmo Ralph, a editora Klasszik com vários artistas e até, imaginem só, do Quim Barreiros (esta nada aconselhável a menores).

Afinal, com uma pesquisa e com algum interesse podemos reformular os temas de Natal tão batidos por outros com mensagens menos subliminares ao consumismo e onde o verdadeiro espírito de Natal possa sentar-se às nossas mesas.

Até pode ser que o Pai Natal tenha sido inventado por uma famosa marca de refrigerantes, mas também ele traz consigo a mensagem de Partilha e de Amor que o Natal do Menino Jesus veicula.

Aproveito este espaço para fazer uma pequena provocação a todos vós: Visitem o Natal Encantado organizado pelo nosso Município e assistam aos concertos de Natal organizados pelo Fórum Cultural de Porto de Mós.

Nesta quadra festiva, não poderia deixar de desejar a todos vós um Feliz Natal e um Próspero 2023 com Saúde, Paz, Amor e muita Música (com uns trocos no bolso que também dão um jeitão).