O sistema imunitário é um escudo contra agentes indesejáveis como vírus, bactérias, parasitas e fungos. Esta barreira de proteção é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo livre de doenças. Diz-se que “somos o que comemos”, e não é por acaso. A ingestão dos alimentos certos, ricos em vitaminas e minerais, o consumo de água e diminuição do stress são fatores chave para manter o sistema imunitário equilibrado e apto a proteger-nos contra gripes e constipações.
Existem alimentos que pela sua composição nutricional estimulam o sistema imunitário tornando-nos mais fortes e saudáveis, são eles:
- Citrinos: fontes de vitamina C, que têm propriedades antioxidantes, ou seja, evitam a oxidação das células do sistema imunitário.
- Cogumelos: ricos em antioxidantes, selénio e em vitaminas do complexo B, nomeadamente a niacina (B3) e riboflavina (B2) que fortalecem o sistema imunitário.
- Sementes de abóbora: possuem zinco na sua constituição, um mineral que atua e regula a função das células do sistema imunitário.
- Amêndoas: ricas em vitamina E e B3. Estas duas vitaminas juntas fortalecem o sistema imunitário e ajudam a combater o stress.
- Iogurte com baixo teor de açúcar: contém bactérias que atuam nos mediadores da resposta inflamatória, ajudando a combater doenças inflamatórias do intestino.
- Vegetais de folha escura como brócolos, espinafres e couve são ricos em folato, essencial na produção de novas células e na reparação do ADN. São reconhecidos como uma boa fonte de fibras, antioxidantes e vitamina C.
- Batata doce: contém betacaroteno e vitamina A.
- Ostras, carnes vermelhas e aves: são ótimas fontes de zinco.
Muitas vezes o que adquirimos através da alimentação no nosso dia-a-dia não é suficiente, sendo por isso necessário associar suplementação adequada e aconselhada para cada situação e momento da vida. Como o conhecem, o seu médico e o farmacêutico estão disponíveis e vão ajudar na melhor opção!