Leonardo Sousa

Um aplauso para Porto de Mós!

17 Mar 2024

A edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março na Feira Internacional de Lisboa (FIL), foi uma vez mais um sucesso, superando todas as expectativas. Resultados oficiais publicados no dia após o término da edição de 2024 apontam para um alcance de 79 mil visitantes, ultrapassando desta forma a Web Summit e batendo todos os recordes neste âmbito. Com este número comprova-se que o turismo está num bom caminho e que Portugal é um destino de eleição dos visitantes/turistas.

O concelho de Porto de Mós marcou presença na BTL, integrando o espaço da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), juntamente com os restantes 9 municípios que a compõem. E este ano registou-se uma maior projeção da Região de Leiria, mas do concelho de Porto de Mós essa projeção foi ainda maior.

Com apresentações e participações durante todos os dias da BTL, Porto de Mós mostrou ao país e ao mundo aquilo que de melhor tem e se faz num concelho rico e recheado de maravilhas. Do turismo de natureza ao turismo cultural, passando pelo turismo religioso ou pelo turismo industrial, e terminando no turismo gastronómico, foram várias as propostas do nosso concelho para todos aqueles que tiveram a oportunidade de visitar presencialmente ou acompanhar digitalmente aquela que é considerada a maior feira de turismo do nosso país. Falo em especial da gastronomia, área que me tenho dedicado profissionalmente com muito gosto e pela qual também dei o meu contributo na BTL, juntamente com a Professora Isabel Amado e o Chef Samuel Mota, numa apresentação de uma genuína mostra de sabores portomosenses, onde não faltaram os produtos endógenos que nos caracterizam verdadeiramente, tais como as Morcelas de Arroz, os Queijos, o Mel do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e o Azeite.

Quantos de nós não gostam de ver o nome da sua terra a ser falado mais além? Eu sinto um orgulho enorme quando ouço o nome de Porto de Mós. E na minha humilde opinião acho que todos nós nos devemos orgulhar de ver o nome de Porto de Mós a correr o mundo, com a marca de que “Porto de Mós, Somos Todos Nós”. É este sentimento de pertença, de sermos um concelho acolhedor e que sabe receber, que todos nós, portomosenses, devemos sentir. E foi esta a essência transmitida por Porto de Mós com a sua forte presença na BTL. Assim, aqui vai o meu aplauso para o executivo do Município de Porto de Mós, pela aposta vigorosa na promoção e afirmação do território do nosso concelho.

Agora é preciso continuar toda esta divulgação para Porto de Mós ser um destino turístico de excelência em várias vertentes. Uma maior presença em feiras internacionais do setor e festivais dedicados à gastronomia, como o Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, seria uma aposta de consolidação do nosso concelho.

Por isso, é o momento de afirmar: MUITOS PARABÉNS, PORTO DE MÓS! Faço aqui um convite para partirem à descoberta do nosso concelho, porque afinal PORTO DE MÓS, SOMOS TODOS NÓS!