O outono chegou, e com ele os dias curtos, chuvosos e cinzentos. O nosso humor e bem-estar é muitas vezes influenciado por aquilo que nos rodeia, pelas pessoas, lugares, e até mesmo pelo tempo. Nesta altura do ano, instala-se um mal-estar, falta de humor e até mesmo depressão e a questão que se coloca é: “PORQUÊ?”.
A depressão sazonal, ou também designada desordem afetiva sazonal, é real e muito comum no outono e inverno, principalmente devido à falta de luz.
A radiação solar é um fator determinante para o nosso relógio biológico. Na ausência de luminosidade, existe diminuição da produção de serotonina (a hormona da felicidade) resultando em tristeza e depressão.
Mas não só, a alteração do nosso ritmo circadiano influencia a produção de melatonina (a hormona do sono) provocando sonolência, fadiga no dia-a-dia e alterações de humor.
A diminuição da vitamina D também faz com que o sistema imunitário fique mais debilitado e a falta de vitalidade seja mais evidente. Nestas situações, é recomendada a suplementação com Vitamina D e 5-HTP, que estimula o sistema imunitário e a produção de serotonina, a tal que nos traz felicidade.
A psicoterapia é essencial para o tratamento da depressão sazonal, com o objetivo de detetar a origem, compreender o problema e ajudar a lidar com as emoções.
A fototerapia é também um método utilizado em que o utente é exposto a luz para que a serotonina seja estimulada.
Manter uma alimentação saudável, boa higiene do sono, fazer exercício físico regular e ter uma vida social ativa permitem que estejamos com um bom estado de espírito e com menos probabilidade que a tristeza e depressão se instalem.
Porque todos merecemos ser felizes, temos de estar atentos aos sintomas. Em caso de necessidade, para encontrar soluções, fale com o seu médico de família ou farmacêutico.