Joana Leal

Saúde dos nossos pés

30 Ago 2022

No verão, com o calor, os nossos pés têm tendência a ficar transpirados o que beneficia o crescimento de microorganismos indesejados nomeadamente os fungos. As patologias mais comuns são o pé de atleta e as onicomicoses (fungo nas unhas).

O pé de atleta caracteriza-se por fissuras entre os dedos, na sola ou nos calcanhares. Em casos mais severos, pode apresentar bolhas, inflamação e evoluir para infeção bacteriana. Os sintomas são comichão, ardor, sensação de queimadura e mau cheiro. É importante referir que o pé de atleta é contagioso, podendo ser transmitido por contacto direto ou indireto (através de superfícies contaminadas) e se não for tratado convenientemente pode reaparecer.

O tratamento do pé de atleta passa pelo uso de um antifúngico tópico, de um antitranspirante e alguns cuidados não farmacológicos, como o uso de calçado arejado e adequado, secar bem o pé após as lavagens e hidratação frequente.

A onicomicose é também provocada por um fungo mas desenvolve-se na unha. A unha fica esbranquiçada/amarelada, mais grossa, perde o brilho podendo mesmo cair, se não for tratada, pode infetar. Normalmente o tratamento traduz-se na aplicação de produtos tópicos na unha (verniz, caneta, etc.) ao longo de três a nove meses, no mínimo. É muito importante manter a terapêutica ao longo do tempo, caso contrário pode comprometer a evolução e ser muito mais difícil o seu tratamento.

Manter boas práticas de higiene dos pés pode ajudar a reduzir o risco de infeções fúngicas, impedir a sua recorrência e prevenir a sua propagação. Os fungos são muito comuns em espaços comunitários, como piscinas, ginásios e chuveiros públicos, por isso usar chinelos nestes locais é essencial.

É importante referir que os diabéticos têm de ter um cuidado acrescido com os pés, dado que a redução da sensibilidade e as alterações da circulação e cicatrização levam a que uma lesão cutânea possa complicar e levar semanas ou meses a ser resolvida.

Concluindo, o cuidado e vigia dos nossos pés é essencial para que tenhamos uma melhor qualidade de vida!

Share This