Chegou a Primavera! Com ela vêm os dias maiores, mais quentes e o bom tempo convida a atividades no exterior. Mas chegam também os pólenes no ar para desespero dos alérgicos. São minúsculos, semelhantes a grãos de pó e são a forma como as plantas se reproduzem, por isso esta estação do ano é a mais crítica. A quantidade de pólen aumenta com o calor e diminui com a chuva e com o frio. Por serem tão pequenos, disseminam-se através do vento e entram no corpo humano pelo sistema respiratório, onde desencadeiam as alergias.
Os sintomas mais comuns são os espirros, mas há outros. O nariz fica entupido ou a pingar, há irritação na garganta, comichão no céu da boca, os olhos ficam vermelhos, inchados e lacrimejantes, há tosse, pieira e, por vezes, falta de ar. Na pele surge comichão, manchas, descamação e até urticária. Habitualmente verifica-se mais do que um sintoma em simultâneo.
Existem várias medidas que podem ser adotadas para minimizar as alergias. Evitar passeios nos dias mais quentes, secos e com ventos, principalmente de manhã quando há maior concentração polínica, mudar de roupa ao chegar a casa, tomar banho e lavar a cabeça à noite para evitar os resíduos nas almofadas, viajar com as janelas do carro fechadas, evitar estar próximo de plantas ou relva recém cortada, evitar secar a roupa ao ar livre ou usar óculos escuros são algumas das medidas a adotar. Ao nível da casa e da sua limpeza, dar preferência a produtos naturais, como vinagre ou bicarbonato, pois os químicos fortes podem irritar o nariz e a garganta. Deve mudar-se lençóis de algodão, arejar a casa apenas ao fim do dia, mantendo sempre que possível janelas e portas fechadas, aspirar e remover o pó e evitar animais domésticos e flores no interior. A higiene nasal é também um importante aliado no tratamento e prevenção das alergias, sendo essencial para manter as vias respiratórias limpas, hidratadas e reduzir as crises. Esta pode ser feita recorrendo a soro fisiológico ou água do mar, em gotas, spray ou duches nasais. O tratamento dos sintomas consiste na administração de anti-histamínicos, gotas para os olhos e sprays nasais antialérgicos, consoante os sintomas apresentados.
Sabia que existe um boletim polínico que divulga as previsões de quantidades de pólen em cada semana em Portugal? Assim, consegue saber quais os locais onde ficará mais exposto aos pólenes aos quais é alérgico. Aposte na prevenção e passe uma Primavera tranquila e sem alergias!