Ana Luísa Leonardo

Como passa as suas noites?

15 Mar 2023

O sono é uma necessidade primária do ser humano, sendo que a forma como dormimos influência inegavelmente o nosso dia-a-dia. Se não dormimos bem, a nossa atenção, concentração e memória diminuem, andamos mais irritados, ansiosos e sonolentos, o que afeta as atividades diárias. Por outro lado, as insónias por períodos mais longos podem causar depressão e outros distúrbios. Um bom sono deve ser reparador e ter uma duração suficiente, sendo que o tempo que necessitamos de dormir é diferente para cada um de nós e muda com a idade. Existem pessoas que dormem naturalmente pouco, enquanto outras necessitam de mais horas de sono. Não há regras, desde que o período em que a pessoa dorme proporcione um bom descanso.

As insónias podem manifestar-se de diferentes formas. Há quem tenha dificuldades em adormecer, quem acorde várias vezes durante a noite e ainda aqueles que acordam antes do desejado. Devemos distinguir se estas alterações do sono são pontuais e se devem a alguma situação específica ou se são recorrentes e estamos perante uma situação mais grave. Em queixas mais ligeiras, podemos utilizar substâncias naturais como passiflora, valeriana, papoila, lúpulo, erva-cidreira, crataegus ou melatonina. Caso as queixas sejam mais severas, devemos recorrer ao médico para prescrever um medicamento, normalmente uma benzodiazepina, devendo, contudo, evitar-se a sua toma devido aos seus efeitos secundários, como a dependência e a perda de memória. Em qualquer dos casos é bastante importante a chamada “higiene do sono”: ter um horário regular para levantar e deitar, evitar o tabaco, cafeína e álcool, fazer refeições ligeiras à noite, ter o quarto sem luz e ruído, com temperatura adequada, não ver televisão, telemóvel ou outras tecnologias antes de dormir e evitar sestas. Para além de medicamentos e suplementos existem outras formas de melhorar o seu sono, seja com a realização de exercício físico ou de outras atividades como acupuntura, yoga ou meditação.

A 17 de março celebra-se o Dia Mundial do Sono. Não subestime a importância dos distúrbios do sono, trate-os nas fases iniciais e seja mais saudável, dormindo mais e melhor!