Ana Luísa Leonardo

Dar sangue: um ato de amor que salva vidas

28 Mar 2024

Celebra-se a 27 de março, o Dia Nacional do Dador de Sangue com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância de doar sangue e de como um gesto tão simples pode salvar vidas.

Um adulto tem em circulação no seu corpo cerca de 5 litros de sangue, que desempenham várias funções como transportar o oxigénio e nutrientes ao corpo, remover substâncias nocivas como a ureia ou o dióxido de carbono, regular a acidez, a temperatura corporal e até mesmo de proteger o organismo de algumas doenças. Mas quando o sangue não está em quantidade suficiente ou não desempenha corretamente as suas funções, há a possibilidade de se realizar uma transfusão de outra pessoa, desde que o grupo sanguíneo seja compatível.

Doar sangue é um ato voluntário, seguro e simples que não afeta negativamente a nossa saúde e traz os maiores benefícios a quem dele necessita.

Numa doação, que pode ser realizada em menos de 1 hora, doa-se cerca de 450ml, sendo que, aproximadamente num dia, o organismo repõe a quantidade de sangue doada.

Atualmente, mesmo havendo um maior número de dadores, as reservas de sangue encontram-se por vezes, em níveis baixos e é sempre necessário ter em conta as compatibilidades do tipo sanguíneo. Todos os grupos de sangue são necessários, mesmo aqueles que são mais comuns. A necessidade depende da proporção de pessoas que doa e recebe. O grupo A+, por ser o mais comum, é também o mais necessário. E se não sabe qual o seu grupo sanguíneo, após a dádiva, vai passar a conhecê-lo.

Existem alguns requisitos necessários para quem quer doar sangue: deve ter entre 18 e 65 anos, pelo menos 50kg e ser saudável. Situações como a doação de sangue há menos de 3 meses (homens) ou 4 meses (mulheres), a realização de piercings e tatuagens há menos de 4 meses, gravidez ou amamentação, anemia ou a realização de viagens intercontinentais adiam temporariamente a possibilidade de dádiva de sangue.
Embora a dádiva de sangue seja simples e rápida, há alguns cuidados que devem ser tidos em conta: tomar um pequeno lanche e reforçar a hidratação no dia anterior e no próprio dia, mas não fazer uma refeição abundante, não realizar grandes esforços físicos nas 12 horas seguintes, evitar exposição solar excessiva, evitar bebidas alcoólicas nesse período e não fumar, duas horas antes ou depois.

O dador deve deslocar-se a um local de colheita, fazendo-se acompanhar de um documento identificativo e preencher um questionário, que depois será avaliado por um profissional de sangue que determinará se a pessoa está apta ou não à doação.

Sabia que uma única dádiva pode salvar até 3 vidas? Por isso, a doação é mesmo um ato de amor ao próximo. Procure junto de Si o próximo local de recolha e DOE SANGUE, DÊ VIDA!