Ana Luísa Leonardo

Medicamentos e Férias

6 Jun 2024

Chegado o mês de Junho, voltamos as nossas atenções para as tão desejadas Férias. Vai de viagem? Se é doente crónico ou está simplesmente a fazer algum tratamento, incluir os seus medicamentos na bagagem é essencial. Para tal, são necessários alguns cuidados e precauções.

Qualquer pessoa, ao viajar, deve sempre acautelar as condições de transporte e conservação da sua medicação. Deve levar sempre medicamentos na quantidade necessária para assegurar o tratamento para a duração da estadia, devendo, contudo, levar também algum excedente caso haja atrasos no regresso. Os medicamentos devem estar arrumados numa bolsa à parte e devem ser acompanhados por uma cópia da receita ou declaração médica. Se a sua medicação requer o uso de seringas, a justificação médica é obrigatória. Deve transportá-los na embalagem original e devidamente acondicionados. Ao chegar ao destino, preserve-os do calor e da humidade, mantendo-os num local fresco e seco.

Se viajar de avião, os medicamentos devem ir na bagagem de mão. Se viajar de carro, não os coloque no porta-luvas nem em locais muito quentes. Medicamentos que necessitem de frio, como insulinas, devem ser guardados num saco térmico, que consiga manter a temperatura desejada.

No caso de viagens para fora do país, consoante o destino, por vezes são necessários alguns cuidados especiais como vacinas ou outros medicamentos. É por isso, fundamental, a realização da Consulta do Viajante. Nesta consulta, somos informados sobre medidas preventivas e curativas a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino e de quem viaja. Idealmente deve ser marcada 1 a 2 meses antes da viagem e inclui a vacinação ou toma preventiva de medicação, a informação sobre higiene, cuidados a ter com a água e alimentos ingeridos, aconselhamento da “farmácia do viajante” e informação sobre assistência médica no destino.

Se a sua viagem atravessa mais do que 4 fusos horários, informe-se com o seu médico sobre a melhor forma de ajustar a terapêutica.

Em todas as viagens podem acontecer imprevistos, pelo que convém viajar com uma “farmácia básica” que deve incluir para além da sua medicação habitual: medicamentos para situações ligeiras como dores, febre, diarreia, desidratação, prisão de ventre, enjoos, indigestões e alergias; repelentes e medicamentos para alívio das picadas; proteção solar, creme hidratante e creme para queimaduras; “Kit” de Primeiros Socorros com pensos, compressas, soro e solução desinfetante.

Estar prevenido é a melhor forma de assegurar que tudo corre bem.

Aproveite a sua viagem, independentemente do destino e BOAS FÉRIAS!