Beatriz Simões

Nunca lutes com um porco

Há uns tempos escrevi-vos sobre Orwell. Sou uma grande fã, mas “A Quinta dos Animais” não é o meu preferido. De todas as maneiras, é um livro com tanta ressonância, que a ele não escapamos. Se nos recordamos, a história fala-nos de uma quinta, onde os animais…

Read More

A quadra natalícia

A quadra natalícia, belíssima no seu esplendor, remete para espírito jovem. E é com o espírito de jovem que deixo o pequeno conto de um espírito que também se quer jovem: “O cão late na rua. O chá encontra-se a arrefecer na mesa, lá vai o tempo em que ainda…

Read More

Um passo mais perto

Sair do aconchego do lar, dos abraços familiares e dos amigos de longa data para mergulhar numa realidade desconhecida, movidos pela sede de aprender e construir um futuro melhor. É esta a realidade de muitos jovens Portomosenses. Na bagagem, junto com roupas e…

Read More

“Silly season” ou uma boa oportunidade para reflexão

A silly season, traduzida pelo dicionários da Porto Editora como “estação ridícula”, remete para “o período do ano de menor intensidade informativa nos media, geralmente o período de verão”. É uma expressão comumente utilizada na política, considerando o período de…

Read More

Até os “porcos” têm elites

O estudo do poder faz parte da Ciência Política. As descrições de “Política”, como definição, traduzem-se na palavra “Poder”, ou pelo menos utilizando-a em parte. O livro A Quinta dos Animais, de George Orwell, apresenta-se como uma adaptação da leitura do poder e da…

Read More

Isto não é sobre o Chega

Muito se analisam os resultados eleitorais do passado dia 10. Da esquerda à direita, do comentador mais previsível ao mais inusitado. Certo é que o crescimento muito pronunciado do número de mandatos do Chega é um dos grandes focos de comentário. Atraiu muito voto…

Read More

Feliz Ano Novo, ou mais um como os últimos oito?

O início do ano é sempre uma altura inspiradora. Doze passas que nos fazem ter esperança num ano melhor, e promessas que se cumprem até meados de fevereiro. Depois fica frio, ou calor, ou chove, ou é Páscoa, ou é feriado. Mas em janeiro é que é. O ser humano é…

Read More

A Caixinha da Juventude

Ser jovem não me define. É uma circunstância, momentânea, natural e com prazo de validade. É uma condição que influencia, em parte, o raio de ação, como qualquer outra característica pessoal. Não é, nem deve ser, a única temática que trago à discussão pública. O ónus…

Read More