Marco Pedrosa

A Realidade é uma Porca

Falava um crente com outro crente. Cada um tinha fé no seu Deus, ambos convencidos que de pleno coração. O Zé dizia que o seu Deus proibia que andasse de determinada maneira, que vestisse determinadas roupas, que comesse determinadas comidas, que dissesse determinadas…

Read More

Educação Perversa

Quem acha que uma escola privada tem como a sua principal prioridade o sucesso dos seus alunos, desengane-se. Quem é dono de uma escola privada tem, na verdade, uma empresa. E quem tem uma empresa procura, obviamente, o lucro. E há alguma mal nisso? A meu ver, não….

Read More

Discutir com o burro: sim ou não?

Há uma história muito engraçada que serve para alegar que discutir com um burro não serve para nada. Diz assim:  “A zebra e o burro estavam numa acesa discussão no meio da savana. A algazarra era tal, que os restantes animais decidiram chamar o rei leão para que este…

Read More

Um passo para a frente e cinco para trás

Em 1488, o navegador Bartolomeu Dias transpôs o Cabo das Tormentas, segundo o próprio, ou o cabo da Boa Esperança, segundo o Rei D. João II de Portugal. Todos sabemos isso hoje, a menos que não se estivesse atento nas aulas de história ou houver preguiça de fazer uma…

Read More

Uma irritação leva à outra

Irrita-me a infantilização das emoções! Ainda mais nesta fase da nossa evolução, em que a chamada “inteligência emocional” está amplamente estudada e reconhecida como válida. Mesmo assim, continua-se a menosprezar o valor das emoções. Em vez de lidarmos com elas de…

Read More

No Centro com palavrões na boca

Vindo de terras acima do Douro, faz agora vinte anos, encontrei-me com quem me esperava para me orientar e dar as boas vindas. Esses dois colegas, afáveis e prestáveis, eram também eles conhecedores da realidade linguística da zona norte do país que é, em abono da…

Read More

A parábola da carroça de melões e os bois que a puxam

De enxada na mão, reparo no carro de bois que passa por ali perto. Na carroça, vejo flores aos molhos. Que cenário deslumbrante. Os bois, serenos e altivos, realçam a minha fraca estrutura: comparar o meu corpo, velho e cansado com aquelas bestas imponentes seria, no…

Read More

O erro

Toda a gente tem direito ao erro, o dever de errar e uma dívida para com ele. Sabemos que todos nós, sem exceção, somos o fruto de um número incomensurável de erros genéticos: desde os seres vivos primordiais, constituídos apenas por aquilo que nem uma célula era, até…

Read More

Ó Doutor, qual é o menu?

Há por aí doenças para todos os gostos e feitios: ligeiras ou graves, assintomáticas ou com sintomas, que o corpo cura por si mesmo ou que requerem tratamento, crónicas ou agudas, limitativas, transmissíveis, hereditárias, auto imunes, degenerativas, terminais, etc. É…

Read More

A vida de um futuro ex-professor

Muita tinta já correu por conta dos professores. Muitas manifestações, muitas greves, muita revolta e insatisfação. Muitas verdades e muitas mentiras foram noticiadas, como é normal. Muita informação e, convenientemente, muita desinformação também. Creio que não haja,…

Read More