“A juventude de hoje está arruinada. É má e negligente em relação à autoridade.” Ptahhotep, sábio egípcio, 3000 a.C. “Se os jovens de hoje tomarem o poder amanhã, perco a esperança no futuro do nosso país, porque esta juventude é insuportável, sem freios,…

Um exemplo que não seguimos
Quando nos compramos com os EUA, ou os países desenvolvidos da Europa Central, encontramos vários aspectos que explicam o nosso, já antigo, atraso económico e social. Desde a Revolução Industrial que quem liderou a criação de riqueza foram os países onde existiam…
Dióspiros
À minha volta, o dióspiro foi sempre um fruto pouco vulgar. No nosso quintal não havia nenhum diospireiro e conhecia-os apenas pela parte de uma prima, que os tinha em abundância. Com a chegada do Outono, lá vinham dois ou três sacos de asas, cheios até ao coruto, que…
Desde o início da história até à nossa biblioteca
Antes da escrita, as palavras eram apenas ar. Vendo bem, escrever não é mais do que desenhar um sopro de ar em deslocação. Só depois da escrita é que, finalmente, o mensageiro se pôde afastar da mensagem e só depois da escrita é que a mensagem pôde durar mais do que…
A agenda do meu avô Zé
O meu avô Zé, o pai do meu pai, deixou-nos quando eu tinha cinco ou seis anos. Tinha passado apenas um mês desde o falecimento do avô Albino, o pai da minha mãe. Tudo aconteceu numa curta vertigem que juntou as duas perdas num luto só. Cada um à sua maneira acabaram…
Carta ao Diretor: O ódio contra os “influencers” de taberna
Escrevo isto depois de ler o último editorial d’O Portomosense, em que Luís Vieira Cruz mostra a sua preocupação com o que descreve como sendo o aumento do discurso de ódio, contra imigrantes, homossexuais, contra tudo e mais um par de botas, apelando a uma tolerância…
Terá virado o pêndulo da história?
E já lá vão cinquenta anos. É impossível não fazer um balanço da nossa vida comum desde o 25 de Abril de 1974. Muita coisa mudou. O mundo é diferente e o país também. As eleições realizadas há pouco mais de um mês mostraram-nos que o perfil político dos portugueses…
O futuro depois dos primeiros cinquenta anos
O regime democrático que só foi possível construir depois de 74 celebra este ano meio século. É uma bela idade. Com os pés nos dias de hoje e olhando para aquela madrugada tão esperada, para aquele dia inicial inteiro e limpo, assim magistralmente descrito por Sophia…
Por ocasião da data da Restauração
No dia 1 de Dezembro, celebrámos o Feriado da Restauração. No primeiro de Dezembro de 1640 restauramos a nossa independência da coroa espanhola e reassumimos o controle do nosso destino. Portugal e Espanha são hoje países muito diferentes do que eram então. Importa…
Sobre a imprensa local
O Portomosense assinalou há poucas semanas a sua milésima edição. O que para uma publicação de amplitude nacional seria um facto merecedor de registo, é neste caso um feito de extraordinária dimensão. Escrevo estas linhas num tempo em que a imprensa livre vive…