Fórmula matemática ou nome de gente? Um pouco das duas. Tinha como dado adquirido de que o nome não é uma mera etiqueta; é um pilar da nossa identidade, carrega a essência de quem somos e de onde viemos, funcionando como um ponto de conexão com as nossas raízes;…

Eu estava lá
Chovia torrencialmente. A GNR, galhardamente a cavalo, abria o cortejo fúnebre da trasladação dos restos mortais de Eça de Queirós. Continuei, anónima, entre turistas e portugueses que não percebiam o que se passava. Nunca ninguém sabe. Vozes contra e a favor….
Natal
Estamos no Advento! Quase esquecemos o Aniversariante Jesus Cristo entre o turbilhão de prendas, ceia e reunião de famílias. Não sei se foi sempre assim, mas seguramente há 70 anos é assim. Adoro! Iluminam-se ruas e sorrisos, sempre que se deseja “Feliz Natal”! E…
Nossa Senhora do Desterro
Desde muito cedo que manifestei um gosto especial pela palavra nos seus vários contextos e canais de divulgação. Despertou-me a curiosidade a Senhora desta Capela na Ribeira de Cima; Nossa Senhora do Desterro. Porquê Desterro? Porquê na Ribeira? Mais interessada…
Dançar é uma terapia
Sempre gostei de dançar. Um salão de baile, uma garagem ou um casino faziam as delícias de jovens da minha geração. Bailar esteve sempre ligado a manifestações espirituais, ou conectando-nos com a mãe natureza: a dança da Chuva, o Culto ao Sol ou aos Deuses. Hoje, no…
Bilhetes sénior
Parabéns pelos seus 65 anos; a partir de hoje tem desconto em todos os bilhetes: museus, Rodoviária Nacional e tantos outros. Sénior, Bilhete Sénior. Caí das nuvens; era oficialmente sénior ou seja – idosa. Será que já aparento a idade que tenho? Fui testar. Havia uma…
Beijar o pão
Hora marcada para mais uma sessão de estética. Normalmente, trocam-se experiências de vida , receitas que raramente experimentamos, de mezinhas caseiras (o vinagre continua no top para muitas receitas de beleza), sempre na procura do pescoço sem rugas, pele sem…
Va Pensiero “Voa pensamento nas asas douradas”
Neste tempo de memória com história e de recordações em volta da celebração dos 50 anos do 25 de Abril, surgiu-me a importância da música, mais concretamente, música de intervenção. Há um músico que se destaca, imediatamente – Zeca Afonso -. Há mais, mas este…
Elevador
O Ciclo de Conferências sobre “Ditadura e Democracia, que História? Que Presente? que Futuro?”, organizado pela Câmara Municipal, tem trazido diversas personalidades com sensibilidades diversas, deixando alertas constantes sobre a fragilidade da democracia, os perigos…
Já usou?
A minha geração é seguramente, uma das mais privilegiadas: alguns rapazes não foram chamados a cumprir o serviço militar, as raparigas usaram, pela primeira vez, calças; tiveram acesso ao controlo da maternidade através da pílula; acompanhámos, incrédulos, os…